Quem somos?

O gosto de andar pela serra e a vontade de descobrir cada recanto da nossa bela Ilha levam muitos madeirenses a sair de casa bem cedo, de quinze em quinze dias, há mais de 40 anos, para se aventurarem por aí com os Amigos da Natureza.

Resistindo ao tempo e à mudança, passando de geração em geração, este é um grupo que continua igual a si próprio. Quem com eles caminha ao longo de todo o ano já se habituou a uma espécie de ‘organização desorganizada’ muito característica, que se norteia pelo respeito pela Natureza e fruição da mesma, bem como pelo respeito mútuo. Não existem sócios nem não-sócios, apenas a igualdade dos caminhos. Não há estatutos, não há regulamentos, nem tão pouco qualquer relação jurídica. São apenas bons e velhos amigos, unidos pelo gosto de caminhar e pela vontade de palmilhar toda a beleza que está à espera de quem a queira descobrir. E que assim existem desde a década de 60 do século passado.

De Janeiro a Dezembro, os Amigos da Natureza percorrem todos os concelhos da Região. Faça chuva ou faça sol, sem nunca pôr em causa a segurança do grupo, o programa é religiosamente cumprido. E se é o caminhar que os move, a verdade é que cada Amigo sente a Natureza à sua maneira, preservando-a e respeitando-a, ao mesmo tempo que a divulga por aquilo que ela tem de melhor.

Os caminheiros, esses, vêm de todos os lados, e é vê-los juntarem-se quinzenalmente num verdadeiro convívio salutar. Dos risos às gargalhadas, a boa disposição é uma constante, fazendo lembrar uma verdadeira família. Ou não fosse comum um Amigo trazer outro amigo...